quinta-feira, 19 de setembro de 2013

7a. SEMANA DE MUSEUS - Programação no Palácio Rio Negro

todas os eventos programados são gratuitos

Mostra pra se ver com olhos livres
Cinema, política e diversidade

25.09 - QUARTA
14h-16hs - Oficina “Até onde a vista alcança” - destinada  aos
alunos da Rede de Ensino Público
18h30 - Apresentação dos filmes:
    - Pessoas de lugares diferentes e... diferentes entre si
(Brasil, 2013) 25’ - direção     Flávio Kactuz
    - A Alma da Gente (Brasil, 2013) 83’ direção     Helena
    Solberg e David Meyer - debate com Flávio Kactuz,
    Rafael Coelho (CDDH) e jovens participantes dos dois
    filmes

26.09 - QUINTA
14h-16hs - Oficina “Até onde a vista alcança” - destinada  aos
alunos da Rede de Ensino Público
18h30 - Apresentação dos filmes:
    - Nossa defunta Adelita (Nuestra difunta Adelita)
    (Bolívia, 2013) 15’
    - Sei que sou Helena (Portugal, 2013) 15’
    - Cidade Rosa (Ciudad rosa) (Bolívia, 2013) 15’
    - Entre as pernas (Brasil, 2013) 15’
    - Gosto muito mais de mim (Brasil, 2013) 15’
    - debate com  Cláudio Nascimento, presidente-fundador
    do Conselho dos Direitos da População LGBT do Rio de
    Janeiro (CELGBT-RJ) e representante do CDDH - Centro
    de Defesa de Direitos Humanos de Petrópolis

27.09 - SEXTA
18h30 - Apresentação dos filmes:
     - Os Frutos da Terra (I frutti della Terra)     (Itália-2013) 11’
        - As ilhas do porto (Portugal, 2013) 14’
    - Arroz com peixe e vagem (Riso con pesce e     fagiolini)
    (Itália-2013) 12’
    - com Repper Fiell, Bonde da Cultura e     representante do
    Centro de Defesa de Direitos Humanos de Petrópolis
20h – Apresentação musical com Repper Fiell, Bonde da Cultura
e Wendel Fernandes

28.09 - SÁBADO
9 -19hs – Grupo de Trabalho “Cinema, Política e Diversidade”
com representantes das favelas do Rio de Janeiro, coordenado
pela antropóloga  Adriana Vianna (Museu Nacional-UFRJ) e o
historiador de cinema Flávio Kactuz. (Universidade de Coimbra/
PUC-Rio) - (inscrições encerradas)
- Apresentação do Coro Nheengarecoporanga do Centro de
Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis













A 7ª edição da Primavera dos Museus promovida pelo IBRAM irá ocorrer no Palácio Rio Negro em Petrópolis, apresentando a Mostra de Cinema “Pra se ver com olhos livres”,  no ano em que se comemora o 50º aniversário da Marcha liderada por Martin Luther King (1929-1968) histórica manifestação na luta pelos direitos civis dos negros norte-americanos. Uma data emblemática não apenas para os Estados Unidos, mas para todos os povos que ainda não alcançaram uma justa posição de igualdade e respeito incondicional a toda e qualquer diferença, não apenas racial mas de qualquer natureza.

É com esse espírito que nasce a Mostra “Pra se ver com olhos livres”, com o principal intuito de conjugar Cinema, Política e Diversidade apresentando filmes, promovendo debates entre pessoas que se tornaram fundamentais na luta pela igualdade de direitos e no combate a todo tipo de exclusão, violência e preconceito de ordem racial, social ou de orientação sexual e religiosa, como Repper Fiell, o grupo Bonde da Cultura, o ativista Cláudio Nascimento e a antropóloga Adriana Vianna.

Uma Mostra que se encaixe em um novo tempo que se instaura em nosso país, com uma maior participação e mobilização política e atenção às questões que não dizem respeito apenas a um grupo minoritário, mas, evidentemente, inseridas num movimento efetivo de se construir novas e verdadeiras relações no âmbito da vida em sociedade, onde todos, sem exceção, possam ser respeitados pelo que são.

Além da intenção de reunir, divulgar e valorizar obras e trajetórias de grande significado para o nosso tempo, pretendemos discutir e incentivar a construção de novas representações artísticas através de um Cinema mais atento às transformações do mundo contemporâneo, compartilhando experiências entre o saber erudito e o popular e desenvolvendo um trabalho paralelo de formação direcionado aos alunos da rede de ensino público, além de um grupo de trabalho dedicado a debater o cinema que se faz nas favelas do Rio de Janeiro.

Outros olhares também se fazem presentes através do filme de abertura “A Alma da Gente” de Helena Solberg e David Meyer, programado para ser exibido na quarta-feira, numa sensível experiência artística com os jovens da Maré, e dos vídeos produzidos em Petrópolis, nas cidades de Sucre e Yotala, na Bolívia, no Porto, em Portugal  e nas cidades italianas de Faenza, Forli e Ravena, por jovens participantes do Projeto Encontros, Laboratório Internacional de Teatro e Cinema promovido pelo grupo italiano Teatro Due Mondi, inserido no Projeto Juventude em Ação da Comunidade Europeia.

Afinal, torna-se cada vez mais urgente revermos e reorientarmos nossa visão de mundo e reaprendermos a considerar o outro, seja lá como for e de onde vier, independentemente de suas diferenças, abrindo espaço para que se manifeste, tenha acesso e usufrua dos mesmos meios e mecanismos que cabe por direito constitucional a qualquer cidadão.

Com estes princípios norteadores organizamos nossa primeira edição na cidade de Petrópolis, procurando perceber o quanto já conquistamos do sonho de Luther King e o quanto ainda falta caminhar, no desabrochar das primeiras flores da primavera em nosso país.


As apresentações abertas ao público serão sempre gratuitas e irão ocorrer a partir das 18h30, nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2013, no Palácio Rio Negro, situado na Av Koeller, 255. Tel: (24) 2246-9380 O grupo de trabalho dedicado ao Cinema nas Favelas, que já está com suas inscrições fechadas, irá ocorrer no sábado dia 28, com a presença do Coro Nheengarecoporanga do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, parceiro fundamental para essa realização. A Mostra Pra se ver com olhos livre tem a direção artística de Flávio Kactuz e coordenação técnica de Neurivan de Barros. Uma Realização: Uns entre Outros.


          
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário